Publicado em Leitura, Progresso!

027 – Ler 50 livros – não comics. Parte 1

01 – 17.06.16 – Soppy – Phillipa Rice (♥♥♥)

02 – 22.06.16 – A Menina dos Olhos de Ouro – Honoré de Balzac (♥♥)

03 – 27.06.16 – Sejamos Todos Feministas – Chimamanda Ngozi Adichie (♥♥♥♥♥♥♥♥♥)

sejamos_todos_feministas_1411848602bNeste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

Minha opinião: Livro curtinho que dá pra ler de uma vez só, mas com uma mensagem óotema! Aborda alguns dos principais temas feministas e é bom pra quem já conhece um pouco da luta e pra quem quer começar a entender.

04 – 29.06.16 – Lágrimas de Silêncio – Ângela Chaves (♥♥♥♥♥♥♥♥)

lagrimas_de_silencio_1370108714b

Abusada pelo pai desde o sete anos de idade, sob olhar silencioso da mãe, Angélica viveu o drama do incesto. Da infância à adolescência foram anos de abusos. Livre do pai, é abusada pelo meio-irmão. Duas gravidezes e uma vida destruída. Do fundo do poço, à beira da loucura e abandonada pela família, Angélica luta para reconstruir sua vida e dignidade.

Minha opinião: Comprei esse livro direto da autora, após ouvir sua história de vida em uma palestra sobre violência sexual em Florianópolis. Um relato impressionante de superação. Algumas partes são um  pouco complicadas de ler, tamanha violência sofrida, mas é um ótimo livro praquelas pessoas que adoram aquele discurso pronto do “tem mulher que gosta de apanhar”, por exemplo.

05 – 30.06.16 – O Papel de Parede AmareloCharlotte Perkins Gilman (♥♥♥♥♥♥)

06 – 06.09.16 – O Menino Maluquinho – Ziraldo (♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥)

07 – 16.09.16 – Este Livro É Gay – James Dawson (♥♥♥♥♥♥♥♥♥)

este_livro__gay_1445704399533404sk1445704399b

Este livro é gay trata de uma questão muito importante e, às vezes, de difícil abordagem entre professores, pais e jovens: a sexualidade. Com um texto muito claro e ilustrações engraçadas, o livro lembra um manual. O autor convida os leitores a refletir, de maneira honesta e sem preconceitos, sobre os desejos sexuais de cada um, defendendo, acima de tudo, o respeito às escolhas.

Minha opinião: Queria que esse livro existisse na minha adolescência! Gostei bastante, achei bem informativo, divertido, atual e inovador ao público que se destina, aos pais e aos curiosos de plantão. Espero que ele ajude a dissipar muitos mitos pro aí, hehe. E sim, a edição brasileira, especialmente a tradução deu um show! Ponto pra lista das ongs no final, mas poderiam ter incluído os serviços públicos também (puxando brasa pra sardinha). 😉

08 – 10.10.16 – Carmilla – Sheridan leFanu (♥♥♥♥♥♥♥)

09 – 14.10.16 – Lies We Tell Ourselves – Robin Talley (♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥)

lies_we_tell_ourselves_1431897770414653sk1431897770b

In 1959 Virginia, the lives of two girls on opposite sides of the battle for civil rights will be changed forever.

Sarah Dunbar is one of the first black students to attend the previously all-white Jefferson High School. An honors student at her old school, she is put into remedial classes, spit on and tormented daily.

Linda Hairston is the daughter of one of the town’s most vocal opponents of school integration. She has been taught all her life that the races should be kept “separate but equal.”

Forced to work together on a school project, Sarah and Linda must confront harsh truths about race, power and how they really feel about one another. Boldly realistic and emotionally compelling, Lies We Tell Ourselves is a brave and stunning novel about finding truth amid the lies, and finding your voice even when others are determined to silence it.

Minha opinião: Esse livro tem tudo pra virar filme! Seria maravilhoso vê-lo na tela, porque a narrativa é envolvente demais. Os personagens ficam com a gente e tenho certeza que vou lembrar da descrição da Sarah chegando à escola pela primeira vez por muito tempo!

10 – 19.10.16 – Tell Me Again How a Crush Should Feel – Sara Farizan (♥♥♥♥♥)

 

Cheers, kiddos!

Anúncios

Autor:

Sou a Lee, 32 anos, psicóloga, criminóloga e professora de inglês. Concurseira de ocasião. Noiva da Téia, casada com o Johnny Depp, mãe de quatro gatas, dois cachorros e uma aranha. Moro numa caixa de sapatos à beira mar. Gosto de séries, livros e filmes, mas não tenho mais paciência/tempo como antes. Feminista e humanista, sempre estudante da Cognitivo-Comportamental. Gosto de cartas, postais (vamos trocar?), castelos, criminologia e felinos – não nessa ordem. Gamer pobre e – já mencionei? – sem tempo. Caixista por tempo indeterminado. Se não fosse tão preguiçosa seria perfeccionista. Sonho em um dia falar tudo o que penso mas não penso muito nisso.

Um comentário em “027 – Ler 50 livros – não comics. Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s