Publicado em Faculdade, Leitura, Psicologia

Neuroses e afins.

Terminei minha faculdade no começo do mês e estou de varde for the time being. Tô aproveitando pra dar uma geral nas minhas coisas e estou revendo meu material acumulado nesses cinco anos. Guardei tudo, TUDO, pra que essa hora chegasse e eu pudesse decidir o que me seria útil ou não, o que poderia ser guardado além-aulas.

Nisso, estou encontrando muitas coisas interessantes! É bom poder rever assim porque muita coisa eu não lembrava e muitas estão se fixando com esse processo. Encontrei umas anotações sobre Gestalt-Terapia que gostaria de dividir.

Gestalt foi minha segunda escolha de abordagem no estágio de Clínica, mas acabei indo pra Cognitivo-Comportamental por uma peça do destino (?).

Enfim, chega de preâmbulos! Segue…

.

.

NEUROSE

Para a Gestalt, neurótico é um indivíduo que não enxerga o óbvio, não sabe o que é necessário. Não entende e não agrega valor ao que acontece com ele.

Absorve tudo o que o meio empurra. Sua fronteira de interesses é móvel.

O indivíduo neurótico se vitimiza, se justifica e isenta a responsabilidade de seu status quo.

O neurótico é uma pessoa cujas dificuldades tornam infeliz sua vida atual. Não vive no presente.

.

.

A Gestalt-Terapia basicamente constitui-se de três estruturas:

1. Figura/Fundo

Gestalt aberta: Visão equivocada, incapacidade de perceber a figura/fundo.

Queixa do Cliente: Figura

O que gera a queixa: Fundo

2. Todo/Parte

O ser humano é maior que a soma de suas partes, mais que o todo. Não somos prontos, nem acabados. A parte integra o todo.

3. Aqui-Agora

Estar presente no que está falando, sentir o que está experienciando. Assim se consegue fechar Gestalt. O agora é fundamental, o presente absoluto não existe.

.

“Vemos as coisas como elas se apresentam e não como elas são”

.

Para saber mais sobre:

Friederich Perls (o pai da abordagem)

O Conceito de Neurose em Gestalt-Terapia (artigo)

Gestalt – Princípios

Deixe uma resposta

