Publicado em Faculdade, Psicologia

A arte de ouvir

Vez em quando volto a constatar isso, e me surpreendo cada vez: muito das situações problemas presentes nos cotidianos das pessoas iriam embora se elas tivessem alguém pra compartilhar os sentimentos, pra ouvir. Mas, tipo assim, alguém que ouça mesmo, saca? E acolha, e absorva o que é dito. Já ouvi dizer que “quem não tem amigos vai pra clínica de psicologia” e acho que é mais ou menos isso.

Tem gente que gosta de se sentir acolhido, ao ponto de chegar pra alguém totalmente estranho e se abrir, contar coisas que ninguém mais sabe. Pra mim, trabalhar com isso é um privilégio – mesmo – e a cada experiência dessa eu amo mais minha profissão/arte.

Quantas e quantas vezes fui pra casa me questionando como poderia ajudar aquele cliente, como poderia criar um processo terapêutico que lhe aliviasse as angústias e  lhe fosse positivo. É verdade quando eu digo que penso mesmo nisso, e corro atrás e me empenho pra tentar obter um resultado favorecedor pra ambas as partes.

Claro que, na clínica, a situação é bem diferente de uma entrevista de análise de cargos, por exemplo, que faço na construtora. Ouvir sobre as funções de alguém dentro de uma empresa é vbem diferente. E, como as pessoas não vão até nós voluntariamente – afinal, essa descrição e análise de cargos está sendo feita por ordens da diretoria da construtora – o desconforto delas estarem alí se torna às vezes bastante evidente.

Mas na clínica não, a pessoa está alí disposta a mudar um comportamento, se conhecer, se adaptar, se fortalecer. E sendo que ter amigos nunca foi uma política minha mesmo, eu vou pra clínica de psicologia. Não pra alterar um comportamento meu, ou me adaptar, mas pra me conhecer também, e olhar nos olhos de alguém e o ouvir durante 50 minutos – que pra esse alguém já acarreta numa melhoria imensurável. Portanto, me = happy!😀

Deixe uma resposta

